Clínica Neurológica
3 min readOct 7, 2020

CLÍNICA NEUROLÓGICA: ESPECIALISTAS EM TOXINA BOTULÍNICA PARA ENXAQUECA

Calcula-se que 15% das mulheres e 8% dos homens sofre de enxaqueca. A enxaqueca é um transtorno do Sistema Nervoso Central caracterizado pela ocorrência de crises de cefaleia (dores de cabeça) que ocorrem geralmente de um lado da cabeça, de caráter pulsátil e acompanhadas de mal estar com náuseas e/ou vômitos e uma piora da dor aos esforços físicos e exposição à luz e ao barulho.

A maioria das pessoas que sofrem de enxaqueca, felizmente, apresentam crises ocasionais e tratam estas crises com o uso de analgésicos comuns (paracetamol, aspirina, dipirona, etc.) e com repouso, não necessitando de tratamento médico especial. Muitos, na verdade, nem tem consciência que sofrem de enxaqueca.

Entretanto, uma considerável parcela dos pacientes, devido à mesma enxaqueca, tem um caminho oposto. Apresentam crises frequentes e intensas que não melhoram com os analgésicos comuns. Acabam sofrendo consequências na rotina, como queda de produtividade no trabalho e/ou na escola.

Os neurologistas classificam os pacientes que apresentam dores de cabeça por mais de 15 dias por mês por mais de 3 meses, como portadores de enxaqueca ou migrânea crônica. Cerca de 2% a 3% da população geral possui esta condição. Assim, podemos imaginar que em Tubarão/SC cerca de 2 a 3 mil pessoas tenham enxaqueca crônica. Apesar de ser tão comum esta condição, muitos pacientes não buscam auxílio para o controle das crises e melhora da qualidade de vida.

Existem, atualmente, pelo menos quatro medicações, tomadas via oral, que são consideradas de primeira linha para o tratamento profilático das crises, isto é, tomados todos os dias para evitar ou diminuir o número de crises, que são: propranolol, amitriptilina, topiramato e ácido valpróico (e seus derivados).

Outras medicações que também são utilizadas no tratamento da enxaqueca crônica são a toxina botulínica, conhecida pelo nome comercial de Botox®, que é aplicada intramuscular, e os antagonistas do CGRP que são tratamentos novos com anticorpos monoclonais, de aplicação subcutânea.

Sobre a toxina botulínica:

Vantagem: Possui menos efeitos colaterais (sonolência, ganho de peso) do que os observados em medicamentos via oral.

Aplicação: O tratamento consiste na injeção de 31 a 39 pontos, nas regiões frontal (testa), occipital (posterior da cabeça), temporal e posterior do pescoço. As aplicações são realizadas a cada 12 a 16 semanas, geralmente 5 ou 6 vezes, conforme a resposta ao tratamento. A dor no momento da aplicação normalmente é bem tolerada pelos pacientes.

Segundo Dr. Artur Furlaneto Fernandes, o tratamento da enxaqueca consiste no uso de medicações profiláticas com o objetivo de reduzir a frequência e intensidade das crises, e consequentemente melhora na qualidade de vida. Existem diversas medicações disponíveis para tal tratamento, como antidepressivos, anticonvulsivantes, anticorpos monoclonais e toxina botulínica. A seleção do medicamento mais adequado deve ser avaliada pelo seu neurologista.

Uma avaliação com um neurologista irá esclarecer melhor as causas da Enxaqueca, e resultará na escolha do melhor tratamento para o seu caso, reduzindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida.

A Clínica Neurológica, em Tubarão (SC) é referência em Neurologia. Clique e conheça a Clínica Neurológica!

Clínica Neurológica
Clínica Neurológica

Written by Clínica Neurológica

Há mais de 20 anos em atividade, a Clínica Neurológica tornou-se referência em Tubarão e região.

No responses yet