DEMÊNCIA: CAUSAS E PRINCIPAIS SINTOMAS
Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que persiste por toda a vida e que interfere com as atividades normais da pessoa e seus relacionamentos.
Os principais sinais e sintomas de demência são a perda gradual e progressiva da memória, confusão mental, perda da capacidade de resolver problemas, comportamento agitado ou alucinações, perda do reconhecimento de locais familiares e perda de interesse e incapacidade de realizar as atividades habituais.
Causas
A demência é causada por danos às células cerebrais. Esse dano interfere na capacidade das células cerebrais de se comunicarem entre si. Quando as células não conseguem se comunicar normalmente, o pensamento, o comportamento e os sentimentos podem ser afetados.
O cérebro tem muitas regiões distintas, cada uma das quais é responsável por diferentes funções. Quando as células de uma determinada região são danificadas, essa região não consegue realizar suas funções normalmente.
Sintomas de demência
Os sinais iniciais de Demência são muito sutis e vagos e podem não ser imediatamente óbvios. Alguns sintomas comuns são:
- Perda de memória frequente e progressiva;
- Confusão;
- Alterações da personalidade;
- Apatia e isolamento;
- Perda de capacidades para a execução das tarefas diárias.
Muitas condições são progressivas, o que significa que os sinais de demência começam lentamente e pioram gradualmente. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades de memória ou outras alterações nas habilidades de pensamento, não os ignore. Consulte um médico para determinar a causa.
A avaliação profissional pode detectar uma condição tratável. E mesmo que os sintomas sugiram demência, o diagnóstico precoce permite que uma pessoa obtenha o máximo benefício dos tratamentos disponíveis e também oferece tempo para planejar o futuro.
Lembre-se sempre de procurar um profissional para fazer um diagnóstico correto. Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas.