Clínica Neurológica
3 min readOct 7, 2020

DOR DE CABEÇA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS E CAUSAS

A dor de cabeça (cefaleia) atinge quase todas as pessoas em algum momento da vida e quando frequente, pode indicar algum problema de saúde específico. Cefaleia tensional e enxaqueca são os tipos mais comuns de dor de cabeça e despertam dúvidas.

Quais são os tipos de dor de cabeça?

Embora existam diversos tipos de dores de cabeça, seus sintomas não são os mesmos, assim como as causas e o tratamento. Elas são classificadas em primárias (sem uma causa identificável) e secundária (é um sintoma de uma condição clínica). Entre as primárias, as mais comuns são a enxaqueca, a tensional e a em salvas. Já entre as secundárias, podemos incluir as dores de cabeça relacionadas a sinusites, meningites, hemorragias, tumores cerebrais e a cervicogênica.

Neste artigo, vamos falar sobre quatro tipos de dores de cabeça: a tensional, a enxaqueca, a associada à sinusite e a cefaleia em salva. Para conhecer mais detalhes sobre cada uma delas, continue a leitura!

  1. Dor de cabeça tensional

Uma das dores de cabeça mais comuns é a chamada “dor de cabeça tensional”. Em geral, ela pode estar associada a rigidez dos músculos do pescoço, das costas ou até mesmo do couro cabeludo. Esses sintomas podem estar relacionados a situações de estresse e quadros de ansiedade. Má postura ao longo do dia ou durante o sono também contribui para agravar esse quadro.

A dor de cabeça tensional tem como principal característica a sensação de pressão ou aperto, nos dois lados da cabeça, geralmente de leve a média intensidade. Pode ser descrita como se a pessoa estivesse usando um capacete o tempo todo. Em geral, as laterais da nuca e a testa são as regiões em que os sintomas mais se destacam.

2. Enxaqueca

A enxaqueca também é bastante frequente e seus sintomas estão entre os mais incômodos possíveis. Nesses casos, o paciente sente uma dor de cabeça intensa e pulsante, associada a náuseas, vômitos, fonofobia e /ou fotofobia. Casos mais complicados podem vir acompanhados de tonturas, náuseas e vômitos.

Felizmente, em muitos casos os sintomas são passageiros, não durando muito mais do que quatro horas. Em outros, no entanto, o problema pode ser estender por vários dias, causando complicações para o trabalho e mesmo para o repouso. Caso os sintomas persistam por mais de algumas horas, buscar auxílio médico é a melhor solução.

O combate à crise de enxaqueca é feito por meio de analgésicos e anti-inflamatórios, que ajudam a aliviar/cessar a dor. Fazer repouso também é indicado até que os sintomas diminuam. Em muitos casos, quando as crises são frequentes ou incapacitantes, podemos iniciar tratamentos para diminuir a frequência e a intensidade das crises, melhorando também, a qualidade de vida.

3. Cefaleia em salvas

Os sintomas são de uma dor de cabeça forte e lancinante em um dos lados da face, associada a sintomas como lacrimejamento, inchaço das pálpebras, corrimento nasal e agitação. Na maior parte das vezes, as dores aparecem durante o sono.

Procurar auxílio médico logo em seguida à percepção desses sintomas é o melhor caminho, pois as crises de dor, que são intensas, podem ser controladas, com o tratamento adequado.

4. Dores de cabeça relacionadas à sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo por elementos alérgenos.

Como consequência da sinusite, o paciente pode experimentar sintomas como dores ao redor do nariz e em volta dos olhos, dor ocular, sensação de peso na cabeça, congestão nasal, tosse, febre e mal hálito.

O tratamento é feito combatendo-se diretamente a causa da sinusite, sendo que em casos em que ocorra algum tipo de infecção, podem necessário o uso de antibióticos.

Investigação médica da causa e elaboração do diagnóstico

Muitas vezes o diagnóstico é feito na primeira consulta, após a entrevista e o exame físico. Entretanto, alguns dos casos demandam vários exames e observação clínica, até que se chegue a uma conclusão.

Depois de conhecer a causa da dor e saber o que fazer para evitá-la ou combatê-la, é possível continuar levando uma vida plena, sem restrições.

Por isso, se você sentir qualquer tipo de dores de cabeça, evite a automedicação e procure atendimento médico. Acesse o nosso site, conheça nossos neurologistas e agende sua consulta!

Clínica Neurológica
Clínica Neurológica

Written by Clínica Neurológica

Há mais de 20 anos em atividade, a Clínica Neurológica tornou-se referência em Tubarão e região.

No responses yet